quinta-feira, 19 de outubro de 2023

História - Infobus





O Infobus Habbo foi uma forma utilizada pelo jogo para coletar dados sobre os jogadores e incentivar a interação entre a comunidade. Através das sessões de Infobus, os jogadores podiam compartilhar suas opiniões e ideias, além de ganhar recompensas exclusivas. Além disso, o Infobus Habbo também era utilizado para promover eventos especiais, como entrevistas com celebridades.

Entre as celebridades que visitaram o jogo através do Infobus Habbo, podemos destacar nomes como:

Anitta, cantora e compositora brasileira
Whindersson Nunes, comediante e youtuber brasileiro
Luan Santana, cantor e compositor brasileiro
Gusttavo Lima, cantor e compositor brasileiro
Nego do Borel, cantor e compositor brasileiro
Ludmilla, cantora e compositora brasileira
Paula Fernandes, cantora e compositora brasileira
Pabllo Vittar, cantora e drag queen brasileira
Felipe Neto, youtuber e empresário brasileiro
Irmãos Neto, youtubers e empresários brasileiros.

Essas entrevistas com celebridades eram muito aguardadas pelos jogadores e contribuíam para aumentar o engajamento da comunidade. Além disso, esses eventos também eram uma forma de atrair novos jogadores e mostrar as possibilidades criativas do jogo.

Como nasceu a ideia do Infobus?
O Infobus foi um espaço público que ficava dentro de outro espaço público, o conhecido Parque. A equipe staff anunciava sessões com famosos, empresas e ONGs no espaço. No horário marcado o ônibus era aberto e poucos Habbos podiam acessar cada sessão de aproximadamente 30 minutos. Essas pessoas que conseguiram entrar no ônibus podiam fazer perguntas ao visitante e ao final ganhar um emblema de participação. Veja essa apresentação de 2003 contando sobre o Infobus.



Infobus como uma forma de gamificação para engajar usuários recebendo feedback em troca.

A gamificação, do inglês gamification, é o nome dado ao uso de mecânicas de jogos para engajar usuários, melhorar a aprendizem ou motivar ações. Os exemplos mais populares são a coleta de pontos, sistemas de ranking ou coleção de emblemas.
Pode soar simples, mas na verdade a gamificação é um processo bastante complexo e criativo. É preciso definir objetivos, pesquisar sobre a audiência, escolher o melhor sistema e as melhores mecânicas para motivar e envolver por completo os utilizadores finais.
Através das sessões de Infobus, o Habbo foi capaz de entender melhor os seus usuários, despertando curiosidade e incentivando interação entre a comunidade. Outros exemplos são as famosas entrevistas com celebridades ou as antigas conquistas dadas por convidar amigos da vida real para jogar Habbo, assim como todos os restantes emblemas.
Por este processo ser desafiador para as organizações que o implementam, o Habbo se encontra novamente num processo de reformulação. Os níveis propostos através de screenshots para o Habbo2020, sugerem uma nova forma de interação, que irá proporcionar à empresa mais data sobre o comportamento dos jogadores, o desenrolar do próprio jogo e quais as motivações de quem joga Habbo.
Veja algumas fotografias do Infobus:

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