sábado, 1 de dezembro de 2018

Dentro do Código - O Futuro dos Códigos





Sulake e a Habbo API


Em 18/09/2012 foi aberto o habbo developer center (dev.habbo.com) permitindo que desenvolvedores terceirizados desenvolvessem jogos para os usuários. A Habbo Gaming API foi um conjunto de ferramentas para a criação de jogos. A ideia era direcionar os usuários do Habbo que gostam muito de jogos para criados pelos desenvolvedores e gerar receitas para eles. Para participar era necessário ser funcionário de uma empresa ou de um instituto de ensino. Porém, esse site foi descontinuado pela Sulake.
Como os Fã sites utilizam a Habbo API?


São poucos os fã sites brasileiros que exploram as funções da Habbo API já que muitos acabam contratando programadores que fazem apenas fã sites com painéis simples que acabam funcionando como um formulário que precisa ser respondido. Todos os Fã sites utilizam um código criado anos atrás para validar os novos cadastros de usuários do site usando a missão dos jogadores como método de confirmação, claramente uma exploração básica da API do Habbo. Outras partes da maioria dos fã sites em que poderia ser utilizada a Habbo API como nos últimos emblemas, valores ou perfil do habbo, ela é simplesmente ignorada. Com isso surgiram fã sites especializados em usar a API pública do jogo, como PixelsEmotion, HabboAPI e HabboWidgets.

Foto da PixelsEmotion do sistema de busca de mobílias da Habbo API.

Foto da HabboWidgets do sistema de busca de usuários com a Habbo API.

Foto da HabboAPI.net do sistema de últimas roupas lançadas com uso da Habbo API.

Como uma Fã site inovou usando a Habbo API?


Atualmente como um dos fã sites que mais faz uso da Habbo API na nossa comunidade, a HabboNews faz uso de diversas ferramentas para informar seu público. São várias as ferramentas do site que utilizam a API incluindo últimos emblemas hospedados, últimos emblemas nomeados, últimas mobílias hospedadas, emblemas de conquista, consulta de emblemas disponíveis, visuais de habbos entre outras.
Entrevista


Convidamos especialistas dessa área de atuação no Habbo para saber mais sobre a importância da Habbo API e o que eles têm a dizer sobre esse tema. Conheça nossos convidados e o trabalho que eles realizam na comunidade Habbo:

PixelsEmotion
Quem nos responde é Ferrazmatheus, criador do site PixelsEmotion de busca de informações sobre emblemas e mobílias.

HabboAPI.Net
Site que armazena informações sobre emblemas, roupas e mobílias. Quem nos responde é @RapandTV que também publica vídeos sobre Habbo.

HabboNews
Quem nos responde é Nailson888, visionário, editor-chefe e dono de um dos fã sites mais acessados do Habbo PT/BR.

InfoHabbo
Quem nos responde é LeoToddy, programador, jornalista internacional com passagens pela Habbid, Puhekupla e tantos outros fã sites e reconhecido como um dos maiores do seu período.

A falta de uma API documentada prejudicou os avanços na comunidade durante todos esses anos?


HabboAPI.Net
Yes and no. A programmer, will most likely be able to figure it out. Most of the important info is there, provided by other sources. But would ofcourse have been better, if there was a proper documentation for beginners.
Sim e não. Um programador, provavelmente será capaz de descobrir isso. A maioria das informações importantes estão lá, fornecida por outras fontes. Mas é claro que teria sido melhor, se houvesse uma documentação adequada para iniciantes.
HabboNews
Em minha opinião sim, nos últimos anos vi poucos Fã Sites e portais (brasileiros e estrangeiros) explorando a API do jogo, que nesse caso pode ser usada para uma série de coisas (até onde a criatividade levar).
InfoHabbo
Possivelmente, mas os códigos falam por si. Basta explorar.
PixelsEmotion
Sim, prejudicou, mas a gente explorou bastante dela mesmo sem documentação.

Qual a importância de uma Habbo API para as Fã sites?


HabboAPI.Net
It is important and nice to have. Provide nice features for fansites to develop and help connect the fansite with Habbo. Info found there, maybe cant be found in client. Makes it interesting for Habbos to use and visit the fansite.
É importante e legal de ter. Fornecer bons recursos para fã sites desenvolverem e ajudarem os conecta com o Habbo. Informações encontradas lá (Habbo API), talvez não possam ser encontradas no client. Torna interessante para os Habbos usarem e visitarem o fã site.
HabboNews
É importante em várias áreas, desde o registro da conta de um visitante no site à um bom funcionamento no conteúdo, evitando a dependência de outros Fã Sites que utilizam diariamente a api a procura de novos emblemas, mobis, roupas, etc.
InfoHabbo
Fã-sites precisam de API para obter informações confiáveis e oficiais, consequentemente mantendo o seu público sempre muito bem informado.
PixelsEmotion
Dependendo do fã-site, a API é ele como um todo. A HabboWidgets não poderia existir no formato que é hoje sem a API. A Pixels Emotion a mesma coisa. HabboNews, Puhekupla e outros fã-sites teriam grande dificuldade de trazer informações do novidades do jogo antes do lançamento.

O que você espera para o Habbo2020 em relação a API?


HabboAPI.Net
In my head, i think they will leave it. I dont see them use time on it here and now. It will hopefully still work.
Na minha cabeça, eu acho que eles irão deixar isso (API) para trás. Eu não vejo eles gastando tempo nisso aqui e agora. Espero que ainda funcione.
HabboNews
Que a nova versão não restrinja o acesso a informações essenciais (e úteis diariamente), seria uma perda gigantesca para os dois lados (quem programa/atualiza o conteúdo e quem está acessando em alguns cliques ).
InfoHabbo
Não acredito que o projeto #Habbo2020 vai influenciar significativamente nas APIs públicas do jogo.
PixelsEmotion
Eu acredito que não teremos nada novo e que perderemos muitas das páginas que utilizamos pois, em parte, foram criadas para o flash.

Se o acesso a informações da Habbo API acabasse hoje, o que o seu leitor perderia de conteúdo com isso?


HabboAPI.Net
We(@HabboAPI) dont use the current public API. That API only serve info about Habbos, not badges or furni. That is why we made our own. But I see other fansites who do and wil hurt from it.
Nós (@HabboAPI) não usamos o atual API público. Aquele API só serve para informações sobre Habbos, não de emblemas ou mobis. Por isso nós fizemos o nosso próprio. Mas eu vejo outros fã sites que utilizam e vão se dar mal por isso.
HabboNews
Bem, a Habbo News vem lançando desde o ano passado várias ferramentas que tem total dependência da API do jogo... e que envolvem muito conteúdo sobre o Habbo: como conquistas, novos emblemas e informações sobre um usuário! Muitas delas não iriam funcionar corretamente e iriam ter que ser desativadas.
InfoHabbo
Informações confiáveis, além de deixarem mais vulneráveis às suposições e rumores que espalham donos de fã-sites.
PixelsEmotion
A Pixels Emotion não teria mais acesso a emblemas nomeados e não poderíamos monitorar hotéis e usuários. Seria mais difícil ter acesso às novidades, saberíamos de tudo junto com todo mundo.

Sabemos que quando falamos de Habbo API poucos podem entender do que estamos falando. Se você pudesse deixar mais claro aos usuários e leitores para que compreendessem a importância, o que você diria?


HabboAPI.Net
Sites like HabboWidgets, would not work. Simple features on fansites, like check the motto of Habbos, will not work. You cant see who has most achievement badges or most unique badges. So it is important to have it.
Regarding our API? We have over 100.000 Daily requests. If the setup that allow us to work, will get closed/hidden away, a lot of fansites and Habbos would hurt from it.
Sites como o HabboWidgets, não funcionariam. Recursos simples em fã sites, como checar a missão de Habbos, não irão funcionar. Você não pode ver quem possui mais emblemas de conquista ou mais emblemas únicos. Então é importante de ter. Em relação a nossa API? Nós temos mais de 100.000 pedidos diários. Se a configuração que nos permite trabalhar, for fechada/escondida, muitos fã sites e Habbos sofrerão com isso.
HabboNews
A API é uma série de informações que o Habbo disponibiliza publicamente, como informações sobre usuários (grupos, emblemas, quando se registrou), quartos mais visitados, o que é necessário para zerar uma conquista, etc. E se organizadas e combinadas pode gerar um conteúdo bem superior ao que está disponível no próprio Habbo Hotel (nos perfis de usuários por exemplo), simplificando o acesso à informações.
InfoHabbo
Trata-se apenas de uma interface que disponibiliza dados, geralmente através de uma página web, para que programas de computador possam capturá-los para, por exemplo, apresentá-los em seu próprio site.
PixelsEmotion
Sem a API e arquivos ficamos sem informações do jogo. Você não poderá, por exemplo, se preparar para o retorno de um mobi muito valioso que você possui, saber quem são os novos staffs do jogo, quem tem qual emblema, quais são os emblemas raros, e por aí vai...

Créditos e Agradecimentos:
Puhekupla

PixelsEmotion

InfoHabbo

HabboNews

HabboAPI

HabboWidgets




Série

Dentro
do Código

Ler o anterior
6/6 Episódios


Fim da temporada

Obrigado pela leitura da série documental.

Etiquetas:

Todas as imagens publicadas são propriedade dos seus respectivos autores e podem pertencer ao Habbo.
2012-2021 ~ Foi feito com pelo ViaJovem. Este site da web não é de propriedade ou operado pela Sulake Oy e não é parte do Habbo Hotel®.
Todas as imagens são propriedade dos seus respectivos autores e divulgadas somente para fins educacionais.
A curadoria desse projeto encerrou em 2021, você ainda pode fazer requisições e solicitações pelo nosso Twitter.
Sobre Nós - Manual de Marca - Política de privacidade