Dentro do Código - Mobis


Capítulo 1: Onde encontrar novas mobílias?


Hoje em dia sites como Puhekupla e HabboTravel acabam divulgando rapidamente as novas mobílias, o que acaba que esse trabalho não precise ser feito por você. Mas é claro que você precisa saber como fazer e por isso iremos demonstrar aqui como são encontradas as novas mobílias.

Quando uma nova mobília é hospedada nos servidores do Habbo, ela será adicionada ao diretório "Funidata_xml".
https://www.habbo.com.br/gamedata/furnidata_xml/1
Para ver todas as mobílias dessa página, clique CTRL + U para ver o código-fonte dela.

Vamos usar como exemplo a nova mobília Ampulheta de Pixels, pegamos o código referente a ela dentro da "Funidata_xml".
<furnitype id="11288" classname="hween_r20_hourglass"><revision>65975</revision><category>other</category><defaultdir>0</defaultdir><xdim>1</xdim><ydim>1</ydim><partcolors/><name>Ampulheta de Pixels</name><description>hween_r20_hourglass desc</description><adurl></adurl><offerid>-1</offerid><buyout>0</buyout><rentofferid>-1</rentofferid><rentbuyout>0</rentbuyout><bc>0</bc><excludeddynamic>0</excludeddynamic><customparams>163</customparams><specialtype>1</specialtype><canstandon>1</canstandon><cansiton>0</cansiton><canlayon>0</canlayon><furniline>habboween_2020</furniline><environment></environment><rare>0</rare></furnitype>
Agora vamos ver o significado de cada parte do código.
CÓDIGO DESCRIÇÃO
id Código de identificação da mobília. Os códigos são únicos para itens de chão e itens de parede, muitos ids são pulados.
classname Nome científico da mobília, ou seja, seu código de arquivo.
revision Número da pasta onde se encontra seu arquivo.
category Categoria da mobília, para fins do catálogo. As nomeações existentes são (chair, music, bed, shelf, rug, other, vending_machine, divider, present, teleport, lighting, food, gate, fortuna, trophy, pets, roller, wall_decoration, window, space).
defaultdir
xdim quadrados que o mobi ocupa em relação ao eixo x do quarto.
ydim quadrados que o mobi ocupa em relação ao eixo y do quarto.
partcolors Cores da mobília
name Nome da mobília
description Código de descrição da mobília, antigamente era a descrição da mobília.
offerid Se possuir um numeral o mobi está disponível na loja, Se -1 não está sendo vendido.
buyout Se 1 está disponível na loja, Se 0 não está sendo vendido.
rentofferid Não é utilizado atualmente.
rentbuyout Se está disponível para ser alugado. Não é mais utilizado atualmente.
bc Se 0 não está no clube do arquiteto, Se 1 está no clube do arquiteto. Se alguma vez já esteve no clube do arquiteto esse atributo será sempre 1 e não sofrerá atualizações, ou seja, o mobi pode sair do clube do arquiteto e estar atribuído como 1.
excludeddynamic Se 1 não pode ser pesquisado, Se 0 pode ser pesquisado no catálogo.
customparams Efeitos da mobília no quarto. Como o canhão pirata que explode em direção reta. Em algumas mobílias terá o código do efeito que é concedido ao se relacionar com o mobi. Em mobis alimentos terá a consumação do alimento.
canstandon Se 1 pode pisar na mobília, Se 0 não pode pisar.
cansiton Se 1 pode sentar na mobília, Se 0 não pode sentar.
canlayon Se 1 pode deitar na mobília, Se 0 não pode deitar.
furniline Categoria em que ela foi lançada, ou seja, sua coleção de origem.
rare Se 0 não é raro, Se 1 é raro.
specialtype 1 será padrão para mobis, Se 2 Wallpaper, Se 3 floor, Se 4 janela, Se 5 post-it, Se 6 pôster, Se 7 sons, Se 8 CD virgem, Se 9 presente, Se 10 caixas, Se 11 troféu, Se 12 bebida-moeda, Se 13 cores para cavalo, Se 14 Crinas e Tranças de Cavalo, Se 15 tintas para cavalo, Se 16 Selas de cavalo, Se 17 mobis de grupo, Se 18 Snow Storm, Se 19 Semente de planta e Rara, Se 20 Revitalizador de Plantas, Se 21 Poção de recruzamento, Se 22 Adubo de planta-monstro, Se 23 é roupa.

Capítulo 2: Onde encontrar a imagem da nova mobília?


Você pode acessar a Furnidata e de lá encontrar algumas informações que serão necessárias para encontrar o arquivo com a mobília. Iremos precisar do código da mobília (revision) e do número de identificação da mobília (id).

https://www.habbo.com.br/gamedata/furnidata/1

Nessa página você poderá encontrar diversos códigos espalhados, por isso é preciso buscar entender o que cada um deles significa, para isso use CTRL + F para procurar algo específico. Nesse exemplo continuaremos buscando a mobília Ampulheta de Pixels. Colete o código desejado como no exemplo em que inicia no colchetes e se encerra no próximo colchetes.
["s","11288","hween_r20_hourglass","65975","0","1","1","","Ampulheta de Pixels","hween_r20_hourglass desc","","-1","false","-1","false","163","1","false","1","0","0","false"]


Vamos entender o que significa cada parte do código.
# PARTE DO CÓDIGO DESCRIÇÃO
1 "s" Se "s" é mobília de chão, se "i" é mobília de parede. "s" para item de chão (floor item), "i" para item de parede (wall item).
2 "11288" Código de identificação da mobília. Os códigos são únicos para itens de chão e parede, muitos ids são pulados.
3 "hween_r20_hourglass" Nome científico da mobília, ou seja, seu código de arquivo (classname). Também é o código interno: nome do asset (nome do arquivo SWF/XML ou sprite).
4 "65975" Número da pasta onde se encontra seu arquivo (revision). Número da versão do item (usado para cache/atualizações).
5 "0" Altura X (largura): número de quadrados que ocupa na horizontal (grid).
6 "1" Altura Y (profundidade): número de quadrados na vertical (grid).
7 "1" Altura Z: altura em unidades para empilhamento.
8 "" AdURL: URL de propaganda (geralmente vazia).
9 "Ampulheta de Pixels" Nome da mobília visível no catálogo (name).
10 "hween_r20_hourglass desc" Código da descrição da mobília. Antes, era a descrição visível do item (description). Descrição ou chave de localização para o texto descritivo.
11""Desconhecido (possível categoria visual ou label).
12"-1"OfferID: identifica se está vinculado a uma oferta ou promoção.
13"false"Buyout: define se pode ser comprado diretamente.
14"-1"RentOfferID: usado em sistema de clube do arquiteto (aluguel de mobílias).
15"false"RentBuyout: se pode ser comprado após ser alugado.
16"163"Tipo especial / comportamento do item.
17"1"BC (Builders Club): 1 se disponível no Clube do Arquiteto.
18"false"Custom Params: parâmetros extras personalizados (geralmente falso ou vazio).
19"1"Can stand on: se o usuário pode ficar em pé sobre o item.
20"0"Can sit on: se pode sentar-se sobre o item.
21"0"Can lay on: se pode deitar sobre o item.
22"false"Excluded dynamic: se deve ser ignorado em atualizações dinâmicas.
23"" ou ex: "hween"Furniline: coleção à qual pertence o item (linha de mobília).

Nos arquivos internos do jogo os código acima são descritos no arquivo FurnitureDataParser.as como:
("s",,,,param1.name,"",param1.revision,param1.xdim,param1.ydim,0,,,,param1.adurl,param1.offerid,param1.buyout == "1",param1.rentofferid,param1.rentbuyout == "1",param1.bc == "1",param1.customparams,param1.specialtype,param1.canstandon == "1",param1.cansiton == "1",param1.canlayon == "1",param1.excludeddynamic == "1",param1.furniline);

("i",,param1.@classname,param1.@classname,param1.name,"",param1.revision,0,0,0,null,false,0,param1.adurl,param1.offerid,param1.buyout == "1",param1.rentofferid,param1.rentbuyout == "1",param1.bc == "1",null,param1.specialtype,false,false,false,param1.excludeddynamic == "1",param1.furniline);

Já o arquivo interno FurnitureData.as descreve:
public function FurnitureData(param1:String, param2:int, param3:String, param4:String, param5:String, param6:String, param7:int, param8:int, param9:int, param10:int, param11:Array, param12:Boolean, param13:int, param14:String, param15:int, param16:Boolean, param17:int, param18:Boolean, param19:Boolean, param20:String, param21:int, param22:Boolean, param23:Boolean, param24:Boolean, param25:Boolean, param26:String)

public function get type() : String
public function get id() : int
public function get className() : String
public function get fullName() : String
public function get hasIndexedColor() : Boolean
public function get colourIndex() : int
public function get revision() : int
public function get tileSizeX() : int
public function get tileSizeY() : int
public function get tileSizeZ() : int
public function get colours() : Array
public function get localizedName() : String
public function get description() : String
public function get adUrl() : String
public function get purchaseOfferId() : int
public function get customParams() : String
public function get category() : int
public function set className(param1:String) : void
public function get rentOfferId() : int
public function get purchaseCouldBeUsedForBuyout() : Boolean
public function get rentCouldBeUsedForBuyout() : Boolean
public function get availableForBuildersClub() : Boolean
public function get canStandOn() : Boolean
public function get canSitOn() : Boolean
public function get canLayOn() : Boolean
public function get isExternalImageType() : Boolean
{
return _className.indexOf("external_image") != -1;
}
public function get excludedFromDynamic() : Boolean
public function get furniLine() : String


Para irmos até o arquivo de imagem precisamos de duas informações do código da mobília como já dissemos. Agora que você tem os códigos desta mobília específica (65975 e hween_r20_hourglass) vamos localizar o arquivo.
http://images.habbo.com/dcr/hof_furni/ID/CODIGODOMOBI.swf

No caso do exemplo ficará assim:
http://images.habbo.com/dcr/hof_furni/65975/hween_r20_hourglass.swf
Ao acessar essa página, um arquivo .SWF será forçado ao download. Clique em baixar o arquivo no seu computador.

Capítulo 3: Onde abrir o arquivo SWF da imagem da nova mobília?


Você pode instalar um software como o Sothink SWF Descomplier, Flash Decompiler Trillix (pago) ou o JPEXS Free Flash Decompiler (https://github.com/jindrapetrik/jpexs-decompiler/releases). Nesse caso, usaremos o site https://pdfrecover.herokuapp.com/swfdecompiler para descompactar o arquivo.

1. Em escolher arquivo coloque o arquivo .SWF da mobília, selecione o formato que deseja (image) e envie para conversão clicando em Decompile this SWF.
2. Extraia o arquivo que você baixou no computador.

3. Dentro da pasta images teremos a fotografia da nova mobília recortada em pedaços, pois como as mobílias possuem rotação, são feitas cortadas.

4. Agora você pode usar um programa para melhorar a qualidade das imagens e unir todas elas. Note que a mini-imagem também está no mesmo arquivo.

Capítulo 4: Onde encontrar o mini icon da mobília?


Vamos precisar do id e do código do mobi para localizar seu icon.
http://images.habbo.com/dcr/hof_furni/ID/CODIGODOMOBI_icon.png

No caso do nosso exemplo, ele irá ficar assim:

{getProduct} $button1={EP 4: Dentro do Código - Os Visuais} $link1={https://viajovem.blogspot.com/2021/01/dentro-do-codigo-os-visuais.html} $button2={EP 6: Dentro do Código - O Futuro dos Códigos} $link2={https://viajovem.blogspot.com/2021/01/dentro-do-codigo-o-futuro-dos-codigos.html} $price={Série Habbo API} $free={yes} $icon={series} $style={1} {fullWidth}
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