segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Habbo Mistério - Global Mute





A BOMBA


Em 12 de junho de 2012 o Habbo foi marcado por uma tragédia que mudaria para sempre sua história. O que você acompanha abaixo é um retrato do que foi esse dia histórico.

O jornalista investigativo Paraic Brien que é correspondente do canal Channel 4 News, decidiu fazer uma reportagem que mostrasse como as crianças estavam expostas no maior jogo online da época, jogo esse que chegava a 10 milhões de visitantes únicos por mês.
"(...) "Sua exposição de como o jogo online global Habbo Hotel estava colocando crianças em risco resultou em um êxodo em massa de investidores", descreve Brien em seu perfil.
A reportagem de nome "Você deveria deixar seu filho brincar no Habbo Hotel?" contou com a exibição de uma reportagem de 20 minutos no programa de televisão Channel 4 News.
"Fiquei extremamente preocupado ao ver este relatório e ouvir sobre as descobertas da investigação do Channel Four News.", disse Paul Lafontaine - CEO, Sulake.
"O Habbo Hotel revelou milhares de exemplos de conversas pornográficas. O site tem mais de 250 milhões de usuários em todo o mundo e oferece um mundo virtual para crianças. Nossa produtora visitou o site durante um período de 8 semanas se passando por uma criança de 11 anos e descobriu que alguns espectadores podem achar pessoas chocantes." - Apresentador 4Channel.

O caso

No mesmo dia que a reportagem foi ao ar no canal Channel 4 News, todas as versões do jogo foram mutadas globalmente e com isso qualquer funcionalidade de expressão escrita foi bloqueada na plataforma (chat, console, ferramenta de ajuda).

Os protestos

Os jogadores decidiram protestar contra os bloqueios utilizando sacos de papel na cabeça e tochas na mão, essa última era vendida no catálogo por 25 pixels. No Habbo .ES a hashtag #silencioenHabbo foi levantada pelos jogadores. Depois que a matéria envolvendo o Habbo em casos de pedofilia foi ao ar no Reino Unido, duas empresas que eram acionistas do jogo e detinham 29% das ações, decidiram retirar suas participações na desenvolvedora. Por mais que o jogo tenha bloqueado a função de fala nesse período, alguns quartos ainda permitiam que os jogadores utilizassem a fala neles, sendo assim, ficavam lotados e também ajudaram nos protestos.

  • No dia 14/06/2012 um emblema foi entregue aos usuários que visitassem a recepção do hotel.
  • No dia 15/06/2012, um novo mobi chegou ao servidor do jogo para retratar os incontáveis protestos que pediam o retorno do chat, um troféu com um habbo segurando uma tocha. Um símbolo dos protestos do Global Mute.
  • No dia 16/06/2012, um quiz foi adicionado ao jogo com a Habbo Etiqueta. Para voltar a utilizar as opções de conversa era necessário completar esse quiz.
  • No dia 19/06/2012, o Habbo enviou um email aos usuários avisando que os dias VIP não seriam contados durante o Global Mute, o que era uma preocupação dos assinantes, já que os dias estavam passando.
  • 28/06/2012, Foi criado o site Habbo - Parents Advisory Summit (http://parentsummit.habbo.com/), com o objetivo de recolher opiniões dos responsáveis pelos usuários - seus pais - para melhorar a segurança do jogo. Foram selecionados 2 responsáveis por país, sendo um total de 20 que participaram do conselho. Os pais que não foram selecionados, puderam enviar as suas opiniões pelo email parents@habbo.com.br.

The Great Unmute

O site The Great Unmute foi criado no dia 19/06/2012 para os usuários responderem algumas perguntas como, "o que a comunidade significa para você?", "como você se sente em relação as últimas notícias?" e "como podemos melhorar o site para o futuro?".

Depois

Os usuários ganharam o emblema e o troféu em memória ao acontecimento. O chat retornou ao jogo com uma grande limitação de palavras proibidas que impedia uma simples conversa. Com o passar dos dias, novas palavras foram sendo liberadas. O símbolo do novo filtro era um cadeado, esse aparecia sempre que você escrevesse algo que não fosse permitido.

Fontes:
http://web.archive.org/web/20120627202950/http://greatunmute.habbo.com/?c=brazil
http://web.archive.org/web/20120628235353/http://parentsummit.habbo.com/
https://www.channel4.com/news/should-you-let-your-child-play-in-habbo-hotel
https://www.channel4.com/news/what-is-happening-in-habbo-hotel

Etiquetas:

Todas as imagens publicadas são propriedade dos seus respectivos autores e podem pertencer ao Habbo.
2012-2021 ~ Foi feito com pelo ViaJovem. Este site da web não é de propriedade ou operado pela Sulake Oy e não é parte do Habbo Hotel®.
Todas as imagens são propriedade dos seus respectivos autores e divulgadas somente para fins educacionais.
A curadoria desse projeto encerrou em 2021, você ainda pode fazer requisições e solicitações pelo nosso Twitter.
Sobre Nós - Manual de Marca - Política de privacidade