sábado, 1 de dezembro de 2018

Oficina de Pixels #1 - Que programa usar?





Saudações, Habbos!


Eu sou o Motivo.ban e bem-vindos à primeiríssima edição da Oficina de Pixels! Como estamos começando agora, é mais do que válido um espacinho para eu conversar com vocês sobre como vai funcionar a coluna, né? Além disso, também veremos hoje os passos iniciais para quem quer começar no Pixel Art: que softwares usar. Então senta um pouquinho porque a edição dessa semana vai ser mais leitura e menos prática :)

A oficina

 

Então meus queridos, antes de falar da Oficina propriamente dita, eu vou falar para vocês como a Oficina surgiu, e aí vamos voltar um pouquinho lá para 22 de abril de 2019. Mas o que aconteceu nesse dia? Então, foi o dia que eu anunciei no twitter a minha segunda pausa.

 

Resumidamente, trabalhar com pixel arte para a comunidade estava me tomando tempo suficiente para não ter tempo para o que eu realmente precisava fazer e focar. Só que durante esse tempo a equipe do Café Pixelado entrou em contato comigo me oferencendo um espaço para uma coluna e eu aceitei. Eu decidi aceitar porque para produzir a coluna eu gastaria bem menos tempo do que continuar produzindo pixel art sob demanda, o que eu já tinha certeza de que não iria voltar a fazer tão cedo. E aqui estamos.

O objetivo principal da Oficina de Pixels é poder passar o que eu sei (e aprender coisas novas junto com vocês) sobre pixel art, técnicas, modelos, padrões, etc; mas de vez em quando trataremos de assuntos que são pertinentes a artistas, de como produzir sob demanda x, produzir sob a criatividade, propriedade intelectual, até onde vai o plágio, como encontrar seu estilo próprio e por aí vai. Toda semana eu vou tentar lançar pra vocês um desafio, algo como uma tarefa de casa, para que vocês possam treinar e na semana seguinte eu repostarei os melhores e farei uma análise do que melhorar. Isso ainda não é garantido dar certo, vamos ver como vai funcionar.

De início não haverá prêmios para os destaques semanais, apenas divulgação, porém eu quero que isso se torne algo grande e perpasse os limites do fã-site, eu quero levar vocês para as campanhas oficiais, para que a Oficina seja um espaço de divulgação e apresentação de novos talentos no pixel art e se torne referência nisso dentro do jogo.

Qual software usar?

Enfim os refrescos, vamos começar a falar de pixel art agora. Os programas que eu uso atualmente são o Abode Fireworks CS6, o MS Paint e o PhotoFiltre 7 para a produção de logos em pixel art. Se você quiser produzir gifs vai ter que usar o PhotoScape.

O Fireworks não é um software gratuito e foi interrompido pela Adobe, então você vai encontrar aí versões piratas/crackeadas pela internet, não posso chegar aqui e recomendar para vocês que façam isso, pois eu seria responsável por qualquer prejuízo que acontecesse, mas acho que vocês já entenderam o esquema aqui né rs.

O Microsoft Paint (ou simplesmente Paint) eu uso na versão do Windows 10 mesmo, porém há quem prefira a versão clássica do Windows XP porque os pincéis não possuem anti-alliashing (ou suavizamento das bordas), guarde esse nomezinho pois falaremos disso em outra edição. O PhotoFiltre 7 e o PhotoScape são gratuítos.

Link para download do PhotoFiltre Studio 7: http://www.photofiltre-studio.com/pf7-en.htm
Link para download do PhotoScape: http://www.photoscape.org/ps/main/download.php?lc=pt

No Fireworks eu geralmente faço toda a base e os efeitos principais, daí levo pro Paint pra finalizar tudo na mão. Todo esse processo demora cerca de 8 horas, fora a pesquisa de referência, possíveis correções e reajustes pedidos pelo cliente. Tento ao máximo não jogar nada pronto no trabalho ou que eu não tenha produzido, tentando fazer uma coisa nova a cada pedido. Não que não fazer isso desqualifique o seu trabalho (pode até ser bom por poupar tempo), mas aí jogando coisa pronta em cima de coisa pronta pode acabar virando colagem (mais um assunto para outra edição).

O PhotoFiltre eu uso principalmente apenas pela função Duotone, em que a imagem é reduzida a apenas 2 cores, facilitando pegar a lineart de alguma coisa (é muito usado na produção de grossers).

O PhotoScape eu baixei pra caso algum dia eu venha a fazer algum gif, porém alguns pixel artistas (inclusive o Westhim) usam o PhotoScape pra fazer o que eu faço no Fireworks, porém o Fireworks é mais profissional (Adobe né babies? cof cof).

A importância de sair do automático 

Se você só usa o Fireworks ou PhotoScape, pare imediatamente, saia do automático e pare de apenas por efeito por cima de efeito. Entenda o quão importante é começar a fazer detalhes com as mãos no Paint. Abaixo tem um exemplo de antes e depois pra vocês entenderem.



Começando com um bem básico: a logo do portal Big Bobba. Ela saiu do Fireworks quase pronta, no Paint eu apenas coloquei uns pontos de iluminação na sombra sólida do Big e uma camada branca no Bobba.

Partindo para uma mais complexa: a logo Habbanete. Ela saiu do Fireworks bem básica, no Paint eu coloquei um degradê sólido nas letras, barras na sombra sólida e uma sombra na borda de cada letra para dar a impressão de sobreposição, além de ter deixado o traço externo preto e interno uma cor mais escura que a base e de ter feito o mascote (que na verdade é uma edição de um brócolis do Habbo).

Por fim, a logo do Reino Coral. É perceptível que ela saiu do Fireworks super básica e no Paint além de deixar o dourado mais realista, eu fiz uma textura de pedra no nome Coral que seria impossível de conseguir no Fireworks.

Esse é o ponto principal que eu passo pra quem me pede ajuda e quer deixar as artes menos amadoras: comece a fazer as coisas na mão! Se eu pudesse fazer uma comparação seria com maquiagem. O Fireworks é a base e o Paint é tudo que vem depois: o desenho das sobrancelhas, as sombras, blush, iluminador e assim vai...

Por hoje é isso pessoal, obrigado por lerem até aqui, espero que não tenha ficado cansativo. Essa semana não teremos nenhum desafio, mas vocês podem deixar nos comentários a vossa opinião e o que querem ver próxima semana, também pode mandar recadinho pra mim no meu Twitter @MotivoHB e artes para serem analisadas.

É nessa que eu vou, abraços!

Série
Oficina de Pixels
2/5 Episódios


Próxima leitura

Conhecendo o Adobe Fireworks



Etiquetas:

Todas as imagens publicadas são propriedade dos seus respectivos autores e podem pertencer ao Habbo.
2012-2021 ~ Foi feito com pelo ViaJovem. Este site da web não é de propriedade ou operado pela Sulake Oy e não é parte do Habbo Hotel®.
Todas as imagens são propriedade dos seus respectivos autores e divulgadas somente para fins educacionais.
A curadoria desse projeto encerrou em 2021, você ainda pode fazer requisições e solicitações pelo nosso Twitter.
Sobre Nós - Manual de Marca - Política de privacidade