sábado, 1 de dezembro de 2018

Oficina de Pixels #5 - Efeito de luz, neon e hologramas





Saudações, Habbos!

Eu sou o Motivo.ban e bem-vindos à quinta edição da Oficina de Pixels! Nessa edição eu vou falar sobre os efeitos que mais gosto de fazer: luzes, neon e hologramas! Pra isso, a gente vai elevar o nível de dificuldade do tutoriais, pois vamos começar a usar várias camadas pra chegar no nosso resultado final. Na semana passada eu ensinar a vocês como eu faço bordas tridimensionais, não é tão difícil, mas espero que tenham começado a perceber que nem tudo é automático e muito menos possível de se fazer de uma só vez, as vezes é preciso ficar salvando e colocando mais efeito por cima no Fireworks, por isso é tão importante você saber quando deve fazer cada coisa e como.

Além disso eu trago um extra. No dia de ontem (28/07/2019), o Malync (@MalyncHabbo), gerente do departamento de marketing da CSI-OT e pixel artista, postou um estudo de logotipo a partir da logo que eu fiz pra campanha oficial AeA: Game Over. O resultado ficou maravilhoso, porém eu decidi trazer um tutorial de como eu fiz a logo pra quem quiser tentar, estudar ou até melhorar o resultado que eu obtive.


Luz

Nós vamos considerar um objeto que emita luz, primeiramente. É bem fácil fazer um objeto emitir luz pelo Fireworks: basta colocar um brilho esfumaçado.



Simples, né? Nesse fundo preto eu usei tamanho 1, 60 de opacidade e 20 de esfumaçado. Esses números vão depender de como você quer a sua luz, mais forte, mais fraca, muito iluminada, pouc iluminada...

De forma mais simples ainda, basta colocar uma borda de espessura 1 com uma cor na saturação puxada pro branco, isso já vai dar a impressão de que aquele objeto emite luz/é iluminado. (Você pode substituir pela borda preta ou colocar por cima, veja qual dá a impressão que você quer passar). Daí por fora você também pode adicionar um brilho esfumaçado, se achar necessário.

Alguns exemplos:



Percebam que o nome "Energia Habbo" não há borda preta, além do nome estar branco, o que realça ainda mais o efeito de luz. Percebam também que o artista levou em consideração a lógica a luz sendo emitida nos objetos, dando mais realismo à iluminação, ISSO É MUITO, MUITO IMPORTANTE! São esses detalhes que separam um amador de um profissional.



Nesses emblemas eu usei um brilho colorido. No pufe dourado eu quis refletir o brilho colorido no pufe, aumentando o realismo do metal. Se você quiser replicar esse efeito, precisa saber como a luz se comporta quando incide sobre cada objeto. Um metal polido possui superfície diferente de um metal mais fosco, assim como plástico, tecido (ainda por cima, qual tecido), vidro, etc.

Neon

Pra fazer efeito de neon é bem fácil. Há várias coisas que usam neon: tintas fluorescentes, letreiros, roupas... Nesse caso eu vou mostrar letreiros neon. A base eu tirei lá da logo da coleção Neon, do Habbo mesmo.



O letreiro consiste em um objeto vazado com a cor base bem perto do branco e uma borda mais saturada, por fim um brilho esfumaçado. Para fontes cheias você vai deixar ela transparente e colocar uma borda "Lápis - pixel forte", pra não ter anti-aliasing.



Para fontes vazadas, é só colocar a cor dela mesmo.

Vá brincando e trocando as cores, lembrando de seguir a técnica hue shifting. Algumas cores são menos propensas ao Neon, como o vermelho e laranja, já azul, verde, amarelo e rosa ficam muito bonitos. Você pode substituir vermelho por rosa e laranja por amarelo, por exemplo, caso não esteja cosneguindo o resultado que deseja com essas cores. Mas é sempre por procurar em algum site de imagens referências pra você usar. Pinterest é uma ferramenta muito poderosa para se conseguir referências.

Holograma

Pra fazer um holograma, você vai precisar usar uma textura no objeto. No caso de fonte, você precisa deixar ela na forma de cor em degradê, mas você vai por as duas cores iguais. Se não estiever em degradê, o Fireworks não coloca textura na fonte. Pra colocar textura, você clica nesse botão:



Depois você adiciona alguma textura de linha horizontal:



Por fim, adiciona um brilho esfumaçado e o resultado vai ficar mais ou menos assim:



Como um holograma é uma projeção, ela é falhada em alguns pontos e a textura de linhas horizontais expressa bem esse feito. Eu usei esse efeito na campanha Game Over onde havia uma prova em montar equipes pra produção de um jogo e havia uma etapa onde deveria ser feito uma peça de marketing, daí eu joguei o efeito na logo:



Fazendo a logo Game Over

Passo 1 - A base
Eu preciso de uma base da logotipo pra começar.



Passo 2 - Efeitos de fundo



Eu adicionei 2 sombras internas (uma de 180 outra de 0°), um brilho externo do Photoshop Live Effects (ensinei na edição passada), uma sombra interna de ângulo 90 e espessura 1 (aquela do limite tridimensional) e uma sombra sólida de cor mais escura.

Passo 3 - Linhas



Você vai pegar a base, copia e cola e fazer o que eu ensinei no efeito de holograma, porém você coloca a transparência em 100 da textura e adiciona as mesmas sombras internas do passo anterior porém com cor mais clara. Já temos aqui a impressão de um entalhe interno (quando o objeto parece estar dentro de outro).

Passo 4 - Borda neon


Você vai pegar a base, copia e cola e faz o efeito de letreiro neon que eu ensinei, mas sem colocar brilho (ou se quiser coloque).

Passo 5 - Luz



Por último você copia e cola o fundo que fez, joga a camda lá pra traz, agrupa e faz um brilho de espessura 1 nessa cor bem clarinha.

O resultado serão 4 camadas base, assim:



O resto é efeito adicional: paint, mais luz se quiser e tudo mais. Eu cheguei nesse resultado:



É isso pessoal, agora é com vocês. Tentar replicar, estudar e começar a usar nas suas artes. Qualquer dúvida, meu twitter tá aberto pra todo mundo.

Me siga no Twitter @MotivoHB, me acompanhe em primeira mão, tire dúvidas e envie seu feedback, ficarei muito grato em recebê-lo!

Série
Oficina de Pixels
Ler o anterior
5/5 Episódios


Fim da temporada

Obrigado pela leitura da série documental.

Etiquetas:

Todas as imagens publicadas são propriedade dos seus respectivos autores e podem pertencer ao Habbo.
2012-2021 ~ Foi feito com pelo ViaJovem. Este site da web não é de propriedade ou operado pela Sulake Oy e não é parte do Habbo Hotel®.
Todas as imagens são propriedade dos seus respectivos autores e divulgadas somente para fins educacionais.
A curadoria desse projeto encerrou em 2021, você ainda pode fazer requisições e solicitações pelo nosso Twitter.
Sobre Nós - Manual de Marca - Política de privacidade