Vida de Jornalete - Compreendendo o Figuredata Habbo e a paleta de cores Habbo


Compreendendo o Figuredata Habbo

1) Acesse https://www.habbo.com.br/gamedata/figuredata/1
2) Antes de começar, precisamos aprender como as roupas são estruturadas. Vamos entender na tabela abaixo, como cada roupa é identificada.
Nome da categoria Ícone de categoria Identificador de subcategoria Nome da subcategoria Ícone de subcategoria Exemplos
Torso Ícone do tronco ca Bijuteria/Jóias (acessórios de topo) Ícone de acessórios principais Ícone de contorno dos principais acessórios Jóias 1 Jóias 2
Torso Ícone do tronco cc Casacos/Vestidos/Jaquetas Ícone de jaqueta superior Ícone de contorno da jaqueta superior Jaquetas 1 Jaquetas 2
Torso Ícone do tronco ch Camisas Ícone da camisa principal Ícone de contorno da camisa superior Camisas 1 Camisas 2
Torso Ícone do tronco cp Estampas/Impressões Ícone de impressões principais Ícone de contorno de impressões principais Impressões 1 Impressões 2
Cabeça Ícone de cabeça ea Óculos Ícone de óculos de cabeça Ícone de contorno de óculos de cabeça Óculos 1 Óculos 2
Cabeça Ícone de cabeça fa Máscaras (acessórios faciais) Ícone de acessórios para rosto e cabeça Ícone de contorno de acessórios de rosto e cabeça Máscaras 1 Máscaras 2
Cabeça Ícone de cabeça ha Chapéus Ícone de chapéus de cabeça Ícone de contorno de chapéus de cabeça Chapéus 1 Chapéus 2
Corpo Ícone genérico hd Rosto e Corpo Ícone de gênero masculino Ícone de contorno de gênero masculino Ícone de gênero feminino Ícone de contorno de gênero feminino Rosto e Corpo 1 Rosto e Corpo 2
Cabeça Ícone de cabeça he Acessórios Ícone de acessórios para cabeça Ícone de contorno de acessórios de cabeça Acessórios 1 Acessórios 2
Cabeça Ícone de cabeça hr Cabelo/Penteados Ícone de cabelo na cabeça Ícone de contorno de cabelo na cabeça Cabelo 1 Cabelo 2
Pernas Ícone de pernas lg Calça Ícone de calças Bttom Ícone de contorno de calças Bttom Calças 1 Calças 2
Pernas Ícone de pernas sh Sapato Ícone de sapatos de sola Ícone de contorno de sapatos de sola Sapatos 1 Sapatos 2
Pernas Ícone de pernas wa Cintos (acessórios para a parte inferior) Ícone de acessórios inferiores Ícone de contorno de acessórios inferiores Cintos 1 Cintos 2

🟡 Anteriormente também identificamos as categorias FC (rostos) e EY (olhos) nos arquivos do habbo e que não existem na nova documentação.

3) Vamos analisar os códigos da primeira paleta do figuredata. Note que existem três paletas de cores. A paleta de número 1 é utilizada para dar cor a pele do personagem, a paleta 2 é usada para cor de cabelo e a paleta 3 é utilizada para roupas que possuem uma ou duas cores.
CÓDIGO INDEX HC COR
14 0 0
cor
10 1 0
cor
1 2 0
cor
8 3 0
cor
12 4 0
cor
1369 5 0
cor
1370 6 0
cor
19 7 0
cor
20 8 0
cor
1371 9 0
cor
30 10 0
cor
1372 11 2
cor
1373 12 2
cor
21 13 2
cor
1374 14 2
cor
1375 15 2
cor
1376 16 2
cor
1377 17 2
cor
1378 18 2
cor
1379 19 2
cor
1380 20 2
cor
1381 21 2
cor
1382 22 2
cor
1383 23 2
cor
1384 24 2
cor
1368 25 2
cor
1367 26 2
cor
1366 27 2
cor
1358 28 2
cor
1385 29 2
cor
1386 30 2
cor
1387 31 2
cor
5 32 2
cor
1389 33 2
cor
4 34 2
cor
1388 35 2
cor
1359 36 2
cor
3 37 2
cor
18 38 2
cor
17 39 2
cor
9 40 2
cor
1357 41 2
cor
1390 42 2
cor
1391 43 2
cor
11 44 2
cor
2 45 2
cor
7 46 2
cor
15 47 2
cor
13 48 2
cor
22 49 2
cor
23 50 2
cor
24 51 2
cor
1361 52 2
cor
1362 53 2
cor
1360 54 2
cor
26 55 2
cor
28 56 2
cor
1392 57 2
cor
1393 58 2
cor
25 59 2
cor
1363 60 2
cor
1364 61 2
cor
1365 62 2
cor
29 63 2
cor
27 64 2
cor
1001 65 0
cor
1002 66 0
cor
1003 67 0
cor
1004 68 0
cor
1005 69 0
cor
1006 70 0
cor
1007 71 0
cor
1008 72 0
cor
1009 73 0
cor
1010 74 0
cor
1011 75 0
cor
1012 76 0
cor
1013 77 0
cor
1014 78 0
cor
1015 79 0
cor
1016 80 0
cor
1017 81 0
cor
1018 82 0
cor
1019 83 0
cor
1020 84 0
cor
1021 85 0
cor
1022 86 0
cor
1023 87 0
cor
1024 88 0
cor
1025 89 0
cor
1026 90 0
cor
6 91 0
cor
16 92 0
cor

(Paleta 1) Cores para pele

(Paleta 2) Cores para cabelo

(Paleta 3) Cores para roupas de 1 cor

(Paleta 3) Cores para roupas de 2 cores

4) Recapitulando:


Paleta 1 - Cores para sua pele.
Paleta 2 - Cores para seu cabelo.
Paleta 3 - Cores para roupas de 1 ou 2 cores.

5) Para fins de identificação das categorias das roupas, utilizamos as separações abaixo, sendo que todas as roupas de cada categoria são separadas e estão dentro de um "type".


type="hr" paletteid="2"
type="hd" paletteid="1"
type="ch" paletteid="3"
type="lg" paletteid="3"
type="sh" paletteid="3"
type="ha" paletteid="3"
type="he" paletteid="3"
type="ea" paletteid="3"
type="fa" paletteid="3"
type="ca" paletteid="3"
type="wa" paletteid="3"
type="cc" paletteid="3"
type="cp" paletteid="3"

🟡 Como você viu, as roupas identificadas como HR utilizam a paleta 2 que são as cores para Cabelo/Penteados. Já as roupas HD utilizam a cor da paleta 1, que são as cores para o Rosto e Corpo do personagem. Por fim, a paleta 3 será utilizada para colorir todas as demais roupas que possuem um ou dois tons.



6) Vamos utilizar como exemplo a roupa de id="3811". Com isso conseguimos saber:


  • id="3811" - o identificador da roupa dentro do jogo.
  • gender="U" - Gêneros que podem utilizar (F - Exclusivo para personagem Feminino), (M - Exclusivo para personagem Masculino), (U - Unissex/todos)
  • club="0" - Se "2" é Exclusivo para Habbo Club e se "0" não é exclusivo do clube de assinaturas.
  • colorable="0" - Se "1" é possível utilizar as cores da paleta para colorir a peça de roupa ou se "0" é possível utilizar apenas a cor padrão da roupa comprada já definida pelo jogo.
  • selectable="1" - Sem informação.
  • preselectable="0" - Se "1", pode presentear, já se "0" não pode presentear.
  • sellable="1" - Se "1" pode vender/negociar, já se "0" não é negociável.


7) Agora vamos encontrar a imagem da roupa.


Como já sabemos que o item pertence à categoria HR, isso indica que se trata de um cabelo/penteado. O código encontrado para esse cabelo é 3811, e podemos visualizar a imagem diretamente no servidor do Habbo. Para isso, utilize o seguinte formato de link:

Exemplo: https://www.habbo.com/habbo-imaging/avatarimage?size=l&figure=hr-3811

Basta adicionar o código do item (neste caso, hr-3811) ao final da URL, como demonstrado acima.


8) Gerando os links direto do servidor


Agora podemos entender como nosso avatar do link acima é gerado. Ele é acompanhado pelos códigos necessários para gerar a roupa que está utilizando. Quanto mais coisas um avatar estiver utilizando, mais você verá esse link preenchido com as informações do tipo, roupa e cor.
https://www.habbo.com/habbo-imaging/avatarimage?figure=hr-3811-61.hd-190-7.ch-3030-66.lg-275-82.sh-290-80&gender=M&direction=2&head_direction=2&img_format=png&action=gesture=nrm&&size=l

código da parte do corpo (hr, hd, ch, lg, sh) - código do id da roupa (3811, 155, 209, 210, 281) - cor da parte (61,7,66,82,80).
.hr-3811 - Cabelos/penteados
.hd-190 - Tons da pele
.ch-3030 - Camiseta básica
.lg-275 - Shorts básico
.sh-290 - Sapatos básicos


Sendo assim, o link gerador de guarda-roupa/avatar imager utilizará a categoria, seguido do ID da roupa e da cor da peça, seguindo a paleta Habbo. Se for da categoria HR utilizará a cor da paleta 2, se for HD utilizará as cores da paleta 1 e se for qualquer outra categoria, utilizará as cores da paleta 3.

.hr-3811-61
.hd-190-7
.ch-3030-66
.lg-275-82
.sh-290-80


9) Agora vamos aprender a identificar manualmente as peças como normais, NFT, HC, Raro ou LTD.


  • • As roupas normais e antigas do personagem no Habbo são permanentes no guarda-roupa e foram introduzidas nos primeiros anos do jogo. Com o passar do tempo, o Habbo começou a lançar roupas exclusivas para venda, criando uma nova economia dentro do jogo. No figuredata.xml elas não possuem a termologia sellable="1" no final do seu código.

  • • Como já vimos, as roupas HC são identificadas dentro do figuredata como club="2".
  • • As roupas NFT são catalogadas dentro de coleções no furnidata.json. Exemplo "furniline":"nft2025", sendo que até o momento da publicação desse tutorial tinhamos as coleções ["nft2025", "nft2024", "nft2023", "nft", "nftmint", "testing"];
  • • As roupas classificadas como raro são nomeadas no furnidata.json com o "classname" iniciado com o nome "clothing_r...", exemplo "classname":"clothing_r16_helmhero".
  • • As roupas classificadas como LTD seguem essa mesma premissa e são nomeadas no furnidata.json com o "classname" iniciado com o nome "clothing_ltd...", exemplo "classname":"clothing_ltd23_solarpunkbunny".


10) Identificando roupas com 2 tons


As roupas em que a paleta 3 é utilizada e possuem dois tons de cor, utilizam no figuredata.xml a identificação colorindex="1" e colorindex="2", ou seja, se houver partes com colorindex 1 e 2, a roupa será definida como duotone.

🟡 Interprete "colorindex" como uma propriedade z-index do HTML que define as partes do personagem que serão coloridas. Se houver mais partes para colorir, o programa indicará quais partes serão coloridas. Entenda mais em Z-Index Developer.

11) Identificando roupas por sexo/gênero Habbo (gender system)


No figuredata.xml as roupas possuem três tipos de classificação.

gender="F" - Roupas femininas.
gender="M" - Roupas masculinas.
gender="U" - Roupas Unissex/todos podem usar.



Além disso, algumas roupas possuem duas versões dela mesma, sendo uma para o gênero masculino e outra para o gênero feminino.

Veja os exemplos abaixo:
Yukata Onsen - 5029, 5030

(Masculina/Feminina)
Camisa Estampada Boho - 4350, 4351

(Masculina/Feminina)

12) Conjuntos de roupas e suas partes


Algumas roupas são vendidas como um conjunto na Habbo Loja/catálogo mas são várias partes separadas no avatar imager/vestiário Habbo.
Macacão Coelhinho - .ch-3923 .ha-3922 .lg-3924





Traje Governanta - .ch-4289 .hr-4273





Testes - DEV


Acesse nosso código aberto no codepen e aprenda mais sobre isso manipulando o código do vestiário em Guarda-roupa Habbo.

Aprenda também a alimentar o json do código de vestiário acima utilizando nosso Conversor de Json Figuredata de XML para Json Versão Habbo, verique o JS do código para explicação do preenchimento e uso do código.
Veja mais também em Habbo Avatar Figure Notation (HAFN) v2.0
{getProduct} $button1={Leitura Anterior - Descobrindo a imagem de novas roupas} $link1={https://viajovem.blogspot.com/2025/05/vida-de-jornalete-descobrindo-imagem-de.html} $button2={Próxima leitura - Construindo o personagem Habbo} $link2={https://viajovem.blogspot.com/2025/01/vida-de-jornalete-construindo-o.html} $price={Série Vida de Jornalete} $free={yes} $icon={series} $style={1}

Postar um comentário

Somente serão permitidos comentários de usuários do Google, Nome/Url e Anônimo. sendo que em Nome/Url é proibido colocar links de terceiros (deixe em branco).

Anterior Próxima

Publicidade

Publicidade

نموذج الاتصال