sábado, 1 de dezembro de 2018

Oficina de Pixels #4 - Efeito de borda





Saudações, Habbos!

Eu sou o Motivo.ban e bem-vindos à quarta edição da Oficina de Pixels! Hoje vai ser uma rapidinha, vou ensinar um efeito de borda tridimensional que eu faço e alguns pixel artistas já me pediram pra ensinar, então hoje é o dia!


A borda em questão é a que eu usei na logo da campanha oficial Vitrine da Fama, da Habbonight.


Não tem muito segredo, na verdade é bem simples. É como eu costumo dizer, se você quer aprender um efeito de pixel arte é dar zoom e ir tentando replicar. Então vamos lá.

Como fazer a borda?

Você vai precisar de 3 cores base: uma pra fazer a sombra sólida, outra pra fazer o limite da borda e da sombra e outra pra borda em si (lembrem de usar a técnica do hue shifting que eu ensinei semana passada!).

Primeiramente você vai pegar o seu objeto que vai receber a borda, então você vai adicionar o filtro “Photoshop Live Effects” (gente isso é muito útil, sério!) e vai lá em brilho externo e vai deixar assim (adicione a cor mais escura):

 


A “Técnica” Preciso ou Mais Suave é pra deixar a borda com suavização ou sem. O tamanho você escolhe, no caso dessa logotipo eu usei 3. O intervalo você vai deixar 1, que é sem esfumaçado. Eu uso o brilho externo do Photoshop Live Effects quando eu quero por uma borda com espessura 3 ou acima, evita que eu perca muito tempo tirando anti-aliasing no Paint. Agora nós temos nossa logo assim:



Agora você vai adicionar um Brilho na cor mais clara das 3, tamanho 1, opacidade 100 e sem esfumaçado. Agora você remove o anti-aliasing, assim como eu ensinei na segunda edição. Essa linha é o que determina quando acaba a borda e entra a sombra sólida, algumas pessoas usam, outras não, mas antes de sombra sólida eu sempre ponho uma sombra interna na cor mais clara, pra mim isso deixa o 3d mais realista. Aumentando a espessura dessa linha, você torna a transição da borda/elemento pra sombra mais suave ou arredondada.

O penúltimo passo, depois de tirar o anti-aliasing, é repetir o primeiro passo (novamente, a espessura você escolhe) porém você vai usar a cor intermediária das 3.

Por último é só adicionar um Brilho preto de opacidade 100 e espessura 1 e tirar o anti-aliasing (tudo do Habbo possui uma borda preta de tamanho 1: mobis, emblemas, logos das campanhas, interfaces…). O resultado final vai ser esse:



Daí o resto é com você: dar os retoques finais e efeitos adicionais, eu faço tudo manualmente pelo Paint, isso ajuda você a desenvolver seu estilo e deixar a logo mais bonita e única. Você como artista precisa por identidade nas suas obras e começar a fazer as coisas manualmente é um passo muito importante pra isso (eu já falei isso aqui, né?).

V
ou deixar aqui uma estilo diferente de fazer borda tridimensional como exemplo.



Essa arte compôs a reportagem anual que a Puhekupla organiza sobre dados e estatísticas dos Habbos de todo o mundo, eu fui o pixel artista responsável pelas ilustrações da mesma.

Agora é com vocês, treinem, tentem replicar e desenvolvam as próprias técnicas, quero ver todo mundo fazer bordinha tridimensional, hein?!

É nessa que eu vou!

Me siga no Twitter @MotivoHB, me acompanhe em primeira mão, tire dúvidas e envie seu feedback, ficarei muito grato em recebê-lo!

Série
Oficina de Pixels
Ler o anterior
5/5 Episódios


Próxima leitura

Efeito de luz, neon e hologramas



Etiquetas:

Todas as imagens publicadas são propriedade dos seus respectivos autores e podem pertencer ao Habbo.
2012-2021 ~ Foi feito com pelo ViaJovem. Este site da web não é de propriedade ou operado pela Sulake Oy e não é parte do Habbo Hotel®.
Todas as imagens são propriedade dos seus respectivos autores e divulgadas somente para fins educacionais.
A curadoria desse projeto encerrou em 2021, você ainda pode fazer requisições e solicitações pelo nosso Twitter.
Sobre Nós - Manual de Marca - Política de privacidade